sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Macronutrientes

Proteínas

As proteínas estão presentes em todas as células e são formadas por átomos de carbono,oxigênio,hidrogênio e nitrogênio.Fornecem 4Kcal por grama.São necessárias ao crescimento e regeneração dos tecidos e é única forma para repor o nitrogênio.

Sinais de carência: deficiência no crescimento e desenvolvimento do embrião,do feto na gestante,criança e adolescente;as proteínas cerebrais são sintetizadas até os 5 anos de idade.A carência leva ao retardo mental,desnutrição,diminuição da massa muscular.

Excesso:uma dieta normal deve conter no máximo 15% de proteínas,porque acima disso provocaria uma sobrecarga renal;através da gliconeogênese os aminoácidos se transformam em glicose ,que ,por sua vez,se transforma em glicogênio hepático e muscular.


Fontes: carnes,ovos,leite e derivados,leguminosas,cereais integrais,oleaginosas.

È necessário uma dieta equilibrada,mantendo até 15/dia.




Glicídios (carbohidratos ou hidratos de carbono)

Os glicidios são a principal fonte de energia para funções do organismo,e são compostos de hidrogênio,carbono,e oxigênio.Fornecem 4 kcal por grama.

Carência:magreza,desnutrição,hipoglicemia em caso de erro alimentar.

Excesso:obesidade e hipertrigliceridemia

Fontes: cereais,farinhas,frutas,leguminosas,vegetais,leite e iogurte,açúcares,tubérculos e mel.

Necessidade de atender a um equilibrio.



Lipídios (gorduras)

São substâncias insolúveis em água,mas solúveis em solventes orgânicos.Principal fonte de energia do organismo.Fornecem 9 kcal por grama.

Sinais de carência: uma grande redução(0 a 15%) sobre o total de calorias pode resultar em deficiência de ácidos graxos polinsaturados essenciais;carência de vitaminas lipossolúveis.


Excesso : obesidade,dilipidemias.

Fontes:origem animal:gorduras das carnes,peixes,aves,laticínios e derivados e ovos:origem vegetal:de sementes oleaginosas(soja,girassol,amendoim,arroz,milho,canola,gergelim,linhaça),azeite de oliva.

Uma dieta normal deverá conter no máximo 30% de lipídios totais.


Fibras

As fibras são a porção não-digerível dos carboidratos e são importantes para digestão,pois elas auxiliam na motilidade intestinal.Na sua composição existem substâncias como:lignina,celulose,hemicelulose,pectina,gomas,mucilagens e polissacarídeos.
Devemos dizer que as fibras não são definidas como nutrientes:porém é preciso atestar a sua importância na dieta do indivìduo sadio.

Sinais de carência: constipação intestinal;alteram o metabolismo dos lipídios (dislipidemias);possibilitam o câncer e várias doenças do cólon.

Excesso:má absorção de nutrientes,como:Mg,Fe,Ca,Zn,e Cu;diarréia;perda da palatabilidade;diverticulose.

Fontes:solúveis;pectina,gomas,colágeno,(nos cereais,em vários farelos,leguminosas,frutas e hortaliças);insolúveis:nos vegetais (celulose,lignina,hemicelulose),nos grãos integrais,farelos de cereais,hortaliças,nozes,amêndoas,amendoim e frutas.

Evitar o excesso,usando até 20 g/dia.Não ultrapassar ,devido à ação dos fitatos,que impedem a absorção de sais minerais.




Fontes de pesquisa:Enciclopedia Médica familiar(Dr.Justus J.Schifferes)
Nutrição Molecular(Hilda Teresinha Pallaoro)


Cuide-se !

Com carinho,

Bronye


Nenhum comentário: