quarta-feira, 13 de maio de 2009

Anticoncepcionais

De fibras vegetais e mel à camisinhas

A preocupação em evitar a gravidez vem de longa data.Hoje pode parecer esquisito,mas mulheres do antigo Egito ,por exemplo,evitavam a gravidez usando emplastros vaginais preparados à base de fibras vegetais,mel e uma goma obtida da acácia,que teriam ação espermecida. "No séc.XVIII,a industrialização da borracha ,permitiu o desenvolvimento de técnicas mais modernas de contracepção,substituindo os unguentos e pastas de ervas pelos preservativos em látex,diafragmas e capas cervicais'',conta a ginecologista Mara Diêgoli,do Hospital de Clínicas de São Paulo.

Existem 3 formas de prevenir a fecundação,ou seja,a junção do óvulo com o espermatozóide que resulta na gravidez:

- evitar as relações sexuais durante o período fértil;

-alterar os mecanismos de transformações dos folículos ovarianos em óvulos que, se fecundados pelos espermatozóides formarão o embrião,essa proeza é feita com anticoncepcionais hormonais;

-criar impedimentos físicos ou químicos ,são os chamados métodos de barreiras.Existem o método masculino- a camisinha-,e o feminino - DIU,diafragma, e espermecidas.
È indicado a camisinha como principal método de barreira, para quem está iniciando a vida sexual,como além de evitar uma gravidez,previne contra doenças transmitidas sexualmente(DSTs).

Cuide-se !
Com carinho,
Bronye

Nenhum comentário: