sexta-feira, 29 de maio de 2009

Câncer de colo de útero

O que é o câncer do colo de útero?
Qual é a freqüência do câncer do colo de útero?
Como é feita a detecção do câncer do colo de útero?
O câncer do colo de útero pode ser tratado?
O que devo fazer para reduzir minhas chances de contrair o câncer do colo de útero?

O que é o câncer do colo de útero?
Quando as células de uma determinada parte do corpo crescem de forma anormal, existe a possibilidade de desenvolvimento do câncer. O câncer do colo de útero é o crescimento anormal de células do colo do útero. O colo do útero é a parte inferior do útero.(8) Quando uma mulher se infecta com certos tipos de papilomavírus humanos (HPV) e não é capaz de eliminar a infecção, células anormais podem se desenvolver no revestimento do colo do útero. (1)
Se não forem descobertas e tratadas a tempo, essas células anormais podem se tornar pré-cânceres e posteriormente se tornarem células cancerosas. (1) Este processo geralmente leva vários anos. (8) Fale com seu médico sobre o exame de Papanicolau. Ele pode ajudar a detectar mudanças celulares suspeitas no colo do útero antes que elas se tornem cancerosas.

Qual é a freqüência do câncer do colo de útero?
Em todo o mundo, o câncer do colo de útero é a segunda maior causa de câncer em mulheres - atrás apenas do câncer de mama. (2) A Organização Mundial de Saúde estima que existam atualmente mais de 2 milhões de mulheres em todo o mundo com câncer do colo de útero. (2)
(3) O exame de Papanicolau pode ajudar a detectar mudanças celulares suspeitas no colo do útero antes que elas se tornem cancerosas.
O câncer do colo de útero pode ocorrer em qualquer idade da vida de uma mulher, mesmo na adolescência, embora isso seja incomum. (10) Cerca de metade de todas as mulheres diagnosticadas com câncer do colo de útero tem entre 35 e 55 anos de idade. (11) Muitas dessas mulheres foram provavelmente expostas ao HPV na adolescência ou na faixa dos 20 anos de idade. (12)

Como é feita a detecção do câncer do colo de útero?
A forma básica de detecção do câncer do colo de útero se dá por intermédio do exame de Papanicolau. (1) O exame de Papanicolau, como parte integrante de um exame ginecológico , ajuda na detecção de células anormais no revestimento do colo do útero antes que elas possam se tornar um pré-câncer ou um câncer do colo de útero. Os resultados deste exame podem ajudar os profissionais da saúde a decidir se são necessários exames complementares (como por exemplo, uma biópsia ou um teste do DNA do HPV) ou outros tratamentos são necessários. (1)
Clique aqui para saber como os resultados do exame de Papanicolau são relatados.

O câncer do colo de útero pode ser tratado?
Assim como outros tipos de câncer, o câncer do colo de útero pode ser tratado de diferentes formas. Algumas coisas que o profissional de saúde vai levar em consideração antes de escolher o tratamento adequado incluem (11):
O tamanho do câncer e se ele se espalhou.
A idade da mulher e seu estado geral de saúde.
As preferências da paciente.
Os 3 principais métodos de tratamento do câncer do colo de útero são: a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia. O tratamento pode incluir 2 ou mais destas formas de tratamento. (11) O esquema de tratamento também vai incluir consultas complementares de acompanhamento médico que podem incluir raio-x, biópsias, exames de sangue e outros tipos de exames. (11)
Como cada organismo é diferente e cada pessoa responde ao tratamento de forma diferente. O tratamento certo para uma pessoa pode não ser o tratamento certo para outra pessoa. O profissional de saúde vai rever todos os riscos e efeitos colaterais da melhor opção de tratamento para o câncer do colo de útero. (11)

O que devo fazer para reduzir minhas chances de contrair o câncer do colo de útero?
O exame de Papanicolau é a melhor forma de reduzir suas chances de adquirir o câncer do colo de útero. Se detectado precocemente, antes que eles tenham a oportunidade de se espalhar, os pré-cânceres cervicais (e mesmo alguns cânceres) podem ser tratados com sucesso. (1) (8) Sendo assim, certifique-se de seguir as recomendações do seu médico a respeito do exame de Papanicolau. Ele pode ajudar a detectar mudanças celulares suspeitas no colo do útero antes que elas se transformem em câncer. (1) Você também pode se informar com seu médico a respeito de outras formas de reduzir as chances de adquirir o câncer do colo de útero.
O câncer do colo de útero pode ser fatal, mas você tem o poder de reduzir o risco de adquiri-lo. Leia sobre a conexão entre o câncer do colo de útero e o papilomavírus humano (HPV), verrugas genitais, células cervicais anormais e outras conseqüências em outras seções deste site. Fale com seu médico para obter mais informações.

Fonte:Merck & Co.,Inc(USA)

Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

Nenhum comentário: