domingo, 3 de maio de 2009

Gripe suína----Gripe A

Como posso me proteger contra infecção por gripe suína devido a contato com pessoas contaminadas?

No passado, as infecções humanas por gripe suína eram em geral amenas, mas se sabe que elas já causaram diversas doenças, como a pneumonia. Para os atuais surtos nos Estados Unidos e México, porém, o quadro clínico se provou diferente. Nenhum dos casos confirmados nos Estados Unidos sofria da forma severa da doença e os pacientes se recuperaram dela sem recorrer a cuidados médicos. No México, alguns pacientes supostamente sofrem da variedade severa da doença.
Para se proteger, siga as práticas preventivas normais contra a gripe: Evite contato próximo com pessoas que pareçam doentes, com febre e tosse. Lave as mãos com água e sabão, frequente e cuidadosamente. Pratique hábitos de boa saúde, entre os quais dormir devidamente, comer alimentos nutritivos e se manter ativo fisicamente.
Se houver alguém doente em sua casa:- Tente manter a pessoa em uma seção separada da casa; caso isso não seja possível, mantenha o paciente a pelo menos um metro de distância dos demais moradores.
- Cubra o nariz e a boca ao prestar assistência ao doente. Máscaras podem ser adquiridas comercialmente ou improvisadas com materiais facilmente disponíveis, desde que sejam jogadas fora ou lavadas devidamente.
- Lave suas mãos com água e sabão, cuidadosamente, depois de cada contato com a pessoa doente.
- Tente melhorar o fluxo de ar na área em que a pessoa doente está acomodada. Use portas e janelas para aproveitar as brisas.
- Mantenha um ambiente limpo, com produtos de limpeza domésticas comuns.
- Caso você viva em um país onde a gripe suína afetou seres humanos, siga as recomendações adicionais das autoridades locais de saúde.


O que devo fazer se acredito estar sofrendo de gripe suína?
Se você não se sente bem e apresenta febre alta, tosse e/ou dor de garganta: - Fique em casa e afastado do trabalho, da escola ou de lugares movimentados, na medida do possível.
- Repouse e consuma muitos fluidos.
- Cubra a boca e o nariz com lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, e jogue fora cuidadosamente os lenços de papel usados.
- Lave as mãos com água e sabão cuidadosa e frequentemente, especialmente depois de tossir ou espirrar.
- Informe sua família e amigos sobre a doença, e peça ajuda para tarefas caseiras que requerem contato com terceiros, por exemplo ir às compras
.
Caso você precise de cuidados médicos:
- Contacte seu médico ou serviço de saúde antes de ir ao local, e informe-os sobre os sintomas. Explique por que imagina estar com gripe suína (por exemplo, por conta de uma viagem recente a um país no qual haja surto humano de gripe suína). Siga as recomendações de tratamento que receber.
- Se não puder contactar o serviço de saúde com antecedência, comunique sua suspeita de que está sofrendo de gripe suína assim que chegar ao local.
- Mantenha o nariz e a boca cobertos durante o percurso até lá.

Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME

Cuide _se !
Com carinho,
Bronye

Nenhum comentário: