quinta-feira, 14 de maio de 2009

Métodos contraceptivos

Adesivo

O que é:
Anticoncepcional sob a forma de adesivo, com aproximadamente quatro centímetros de largura e altura, que deve ser colado na pele (braços, nádegas ou abdomem)
O adesivo libera aos poucos no organismo da mulher os hormônios (estrógeno e progestágeno) que evitam a ovulação e dificultam a penetração dos espermatozóides no óvulo.

Modo de usar:A mulher deve colar o adesivo sobre a pele e deixar durante sete dias. No oitavo, deve removê-lo e aplicar outro imediatamente. O adesivo deve ser utilizado durante 21 dias seguidos. Depois, a mulher descansa uma semana e volta a usá-lo.
Indicação:Para pacientes que não se adaptam a pílula.
Vantagens: Tem os mesmos benefícios da pílula. Além disso, como os hormônios são absorvidos pela derme, eles não sobrecarregam o fígado, como geralmente ocorre com os medicamentos orais.
Desvantagens:Não pode ser utilizado por mulheres que pesam mais de 90kg porque, segundo estudos, a freqüência de gravidez aumenta. Além disso, não previnem contra DST/AIDS.
Efeitos colaterais:Dor de cabeça, náusea e reação alérgica ao adesivo.


Camisinha feminina

O que é:
Uma bolsa de plástico leve e frouxa, que se adapta à vagina e protege o colo do útero, a vagina e a genitália externa.
Ela não permite que o esperma entre em contato com a vagina e também impede que microorganismos causadores das DST/AIDS sejam transmitidos de um parceiro para outro.

Modo de usar:A camisinha possui um anel leve e flexível em cada extremidade. A parte fechada do preservativo feminino é inserida até o fundo da vagina. O anel aberto permanece do lado de fora, protegendo os lábios e a base do pênis durante o ato sexual.
Indicação:Deve sempre ser utilizada.
Vantagens: Pode ser colocada até oito horas antes da relação sexual, impede a transmissão de doenças sexuais e a mulher não tem os efeitos colaterais dos métodos hormonais.
Desvantagens:Difícil adaptação, diminuição do prazer, inapropriado para algumas posições sexuais e é mais caro que a camisinha masculina.
Efeitos colaterais:Alergia ao produto


Camisinha masculina

Oque é:
Revestimento de borracha fina, que é colocado no pênis quando o mesmo está enrijecido.
Como funciona:
Ela não permite que o esperma entre em contato com a vagina e também impede que microorganismos causadores das DST/AIDS sejam transmitidos de um parceiro para outro.

Modo de usar:A camisinha é desenrolada sobre o pênis ereto antes da penetração.
Indicação:Para todas as pessoas.
Vantagens: Não apresentam os efeitos colaterais comuns aos métodos hormonais, dispensa manutenção diária já que é utilizado no momento da relação sexual e previne DST/AIDS. Além disso, ajuda a prolongar o tempo de ejaculação.
Desvantagens:Diminuição do prazer e alguns homens reclamam que não conseguem manter a ereção.
Efeitos colaterais:Alergia ao látex, que pode provocar vermelhidão ou inchaço.


Diafragma

Oque é:
Uma borracha côncava com borda flexível que é colocada dentro da vagina, associada a um espermicida.
Impede a passagem dos espermatozóides.

Modo de usar:O dispositivo é introduzido dentro da vagina até seis horas antes da relação sexual e retirado 12 horas depois.
Indicação:Pacientes que não queiram usar método hormonal ou DIU, ou tenham um ritmo de vida sexual irregular.
Vantagens:Segura o fluxo menstrual quando usado durante a menstruação, oferece certa proteção contra DST/AIDS, pode ser inserido até seis horas antes do ato sexual, é reutilizável e dura cerca de cinco anos. A reversibilidade para engravidar é imediata.
Desvantagens:Necessita exame pélvico para determinar o tamanho adequado, pode ser difícil removê-lo e exige manutenção – precisa ser lavado com água e sabão neutro e guardado dentro de um estojo próprio.
Efeitos colaterais:O espermicida pode causar irritação. A mulher pode ainda apresentar dor pélvica, cólicas ou retenção urinária.


DIU

O que é:
Um dispositivo de polietileno envolto por cobre ou de plástico, normalmente em formato de “T”
Engrossa o muco do colo uterino, criando uma barreira para os espermatozóides. O modelo de plástico possui pequenas doses de hormônios que, liberados, podem fazer com que a mulher pare de menstruar.

Como é aplicado:O DIU precisa ser colocado dentro da vagina por um ginecologista.
Indicação:Mulheres que querem evitar os hormônios, fumantes, hipertensas e lactantes.
Vantagens:Longa duração (cerca de dez anos), de fácil reversão e a mulher pode engravidar imediatamente após a retirada. Não diminui o prazer e não ocasiona os efeitos colaterais dos hormonais.
Desvantagens:Requer pequeno procedimento para a inserção e remoção do dispositivo, pode deslocar-se e sair do útero, aumenta o risco de infecções pélvicas e não previne as DST/AIDS.
Efeitos colaterais:Alteração do fluxo menstrual e cólicas.


Cuide-se!
Com carinho,
Bronye

Nenhum comentário: