sexta-feira, 15 de maio de 2009

Métodos contraceptivos

Espermicida

O que é:
Produtos químicos em forma de creme, espuma, pomada, geléia, supositórios ou tabletes.

Como funciona:Causa a ruptura da membrana celular do espermatozóide, que afeta a mobilidade e a habilidade de fertilizar o óvulo. Em outras palavras, ele “mata” os espermatozóides.
Modo de usar:Deve ser colocado dentro da vagina cerca de 10 minutos antes da relação.
Indicação:Quem não quer optar pelos métodos hormonais.
Vantagens: Prático e aumenta a lubrificação vaginal.
Desvantagens:Sua ação só dura uma hora, não previne contra doenças sexuais e cresce o risco para candidíase genital, vaginose bacteriana e infecções do trato urinário.
Efeitos colaterais:Úlceras e erosões genitais, prurido e queimaduras, especialmente se usado várias vezes ao dia. Alergia no local e lubrificação excessiva.


Implante

O que é:
Pequeno bastonete, de 4cm de comprimento e 2mm de diâmetro, que é inserido embaixo da pele.

Como funciona:A haste contém o hormônio progestágeno, que é liberado lentamente em doses constantes. Com isso, a mulher pára de ovular e aumenta a viscosidade do muco cervical, que inibe a penetração dos espermatozóides.
Modo de usar:O implante é colocado sob a pele na parte superior do braço. O procedimento só pode ser feito por um ginecologista.
Indicação:Pacientes que não podem usar estrógeno ou para aquelas que são indisciplinadas.
Vantagens: Para quem quer dar adeus à menstruação é uma ótima opção. Além disso, ele reduz a tensão pré-menstrual e tem validade de três anos.
Desvantagens:Não previne contra DST/AIDS.
Efeitos colaterais:Falta de menstruação, dor nas mamas, tonturas, náuseas e diminuição da libido.



Injetável

O que é:
Uma injeção de hormônios que pode ser feita mensalmente ou trimestralmente, dependendo da formulação. Os hormônios utilizados são parecidos com os da pílula anticoncepcional.

Como funciona:Da mesma maneira que a pílula.
Modo de usar:Os hormônios em forma líquida são injetados via intramuscular no bumbum com o auxílio de uma injeção.
Indicação:Quem não quer ou não tem disciplina para o uso de anticoncepcional oral.
Vantagens:É discreto e, como não requer rotina diária, evita esquecimento. E não interfere no prazer sexual.
Desvantagens:Sangramento irregular (excessivo ou escasso) em alguns casos, demora para a fertilidade voltar, não previne contra DST/AIDS e precisa ser aplicado em uma farmácia.
Efeitos colaterais:Alteração do ciclo menstrual, ganho de peso e dor de cabeça.


Ligadura de trompas

O que é:
Cirurgia feita na mulher com o objetivo de bloquear as trompas, pode ser feita por uma secção, cauterização, anéis ou clips.

Como é feito:Com a obstrução nas trompas, o espermatozóide é impedido de chegar ao óvulo.
Modo de usar:A cirurgia pode ser feita através de uma pequena incisão abdominal, por laparoscopia ou por uma incisão no fundo de saco posterior da vagina.
Indicação:Segundo o Ministério da Saúde, a técnica só é permitida em mulheres acima de 25 anos e com dois filhos, por ser um método definitivo para quem não quer mais ter filhos. Também recomendada para pessoas com problemas de saúde que podem ter uma gravidez de risco.
Vantagens: Não apresenta efeitos colaterais a longo prazo, não interfere no prazer sexual, protege contra o câncer de ovário e reduz o risco de doença inflamatória pélvica.
Desvantagens:É permanente e pode causar arrependimento, pois, a cirurgia de reversão é complexa e cara. Efeitos colaterais de uma cirurgia, procedimento caro e não protege contra DST/AIDS.
Efeitos colaterais:dor, nos primeiros dias, decorrente do procedimento cirúrgico.

Cuide-se!
Com carinho
Bronye

Nenhum comentário: