terça-feira, 19 de maio de 2009

Infertilidade

Indução da ovulação

Esta técnica é utilizada quando a pesquisa básica de fertilidade diagnosticou falta ou distúrbios na ovulação. Também é utilizada em casos de ovários policísticos. É também uma fase importante da Inseminação Intra Uterina e da Fertilização In Vitro. Uma série de hormônios é responsável pelo fenômeno da reprodução. Se quiser saber mais sobre este assunto leia aqui O objetivo do tratamento é fazer com que o ovário produza um óvulo na época certa e orientar o casal para ter relações nesta época. Muitos medicamentos podem ser utilizados e cada vez mais os resultados são promissores. É necessário um monitoramento da resposta dos ovários para que não haja mais de um folículo maduro ou para que não haja hiperestimulação dos ovários. Este monitoramento é, geralmente, feito por ultra-som endovaginal


Inseminação intra uterina

Esta técnica consiste na injeção de espermatozóides vivos dentro do útero geralmente 36 horas após a ovulação. Pode ser utilizada em casos de distúrbios da ovulação. Nestes casos a ovulação é induzida e a inseminação intra uterina é realizada horas após. Em casos de muco cervical hostil aos espermatozóides esta técnica é a indicada. Outra indicação é a endometriose leve sem obstrução das trompas. No entanto a principal indicação desta técnica é nos casos de infertilidade de causa indeterminada. Na realidade, esta técnica de introdução do sêmen logo após a ovulação estimulada por hormônios tem demonstrado ser eficaz em muitos casos. Para que esta técnica tenha resultado é imprescindível que as trompas estejam permeáveis e que o número e qualidade dos espermatozóides sejam razoáveis.



Fertilzação in vitro FIV

A fertilização in vitro, também chamada de FIV ou de "bebê de proveta" foi uma das grandes conquistas no tratamento da infertilidade.É reservada para casais que já tentaram outras formas de tratamento ou para aqueles que tem impossibilidade de obterem uma gravidez por métodos naturais ou assistidos.Vários óvulos são removidos do ovário após uma indução da ovulação com medicamentos.A remoção destes óvulos é feita através da vagina orientada por ultra-som endovaginal. Veja a figura de uma remoçãoEstes óvulos são fecundados com os espermatozóides do marido. ( Ou de um doador caso o marido não tenha nenhuma possibilidade de produzir espermatozóides )Uma variação importante desta técnica é a ICSI quando apenas um espermatozóide é injetado no óvulo através de micromanipulação.Após o acompanhamento microscópico destes embriões é realizada a transferência de não mais de três para o útero. Hoje, praticamente, só se faz a ICSI já que seus resultados são melhores. Veja a figura de uma transferênciaUma das indicações desta técnica é também a possibilidade de uma mulher sem óvulos receber os óvulos fecundados de uma doadora e abrigar os embriões em seu próprio útero.Através desta técnica também é possível a realização do PGD - Diagnóstico Genético Pré-Implantacional

PGD - Diagnóstico Genético Pré-Implantacional
Para evitar doenças ligadas ao sexo, cromossomos, ou mesmo doenças genéticas é possível a análise dos cromossomos ou mesmo de uma fração dos genes através da técnica de diagnóstico genético pré-implantacional.Uma célula, blastômero, é retirada do embrião durante os procedimentos envolvidos na Fertilização In Vitro e analisada. Existem duas técnicas para análise, a técnica de FISH (flourescent in vitro hybridization) para diagnóstico de alterações cromossômicas tais como síndrome de down e a técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction) para detectar mudanças estruturais nos genes. Desta maneira doenças hereditárias, desde que identificadas previamente na família, podem ser evitadas através destas técnicas. Importante ressaltar que a retirada de uma célula do embrião não o danifica.Para procedimentos como PGD, e outros mais complexos são necessárias Clínicas de Reprodução Humana.


Fonte:Dr Sergio dos Passos Ramos


Cuide-se !
Com carinho,
Bronye


Agradeço ao comentário sobre o medico que está sendo processado por abuso sexual.Ficarei atenta ao publicar.Não conheço o médico em questão.Só pesquisei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Roger Abdelmassih está sendo investigado pelo Ministério Público, Delegacia da Mulher e Conselho Regional de Medicina por atentado violento ao pudor. 70 ex-pacientes da sua clínica o acusam de assédio e abuso sexual. Isso não pode ser ignorado por ninguém.